Amaral (1886-1973) - nascida no interior de São Paulo, em família rica, estudou em São Paulo e completou seus estudos em Barcelona.
Representa hoje um dos nomes de destaque na pintura nacional.
Pintou seu primeiro quadro aos 16 anos.Estudou escultura em 1916, com Zadig e Mantovani. Estou ainda desenho e pintura com Pedro Alexandrino.
Em 1922 uma tela sua foi admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses.
Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista.
Faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia.
Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
O quadro Abaporu (85 × 73 cm, 1928), de Tarsila de Amaral, avaliado como a obra brasileira mais valiosa, foi leiloado em 1995, em Nova Iorque, por US$ 1,5 milhão. Pertence ao colecionador argentino Eduardo Costantini e fica em exposição no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba)
Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Foto de Tarsila do Amaral
0 comentários:
Postar um comentário