Tecnologia do Blogger.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Deus Mitologicos - Deuses Primordiais

Oi... Eu vou postar uma série de poste sobre os Deuses do Olimpo e suas histórias... . Eu gosto muito de mitologia grega então ai vai um pouco das coisas que gosto...
Estas postagem vão ser colocadas no marcador Díario e Resenhas - Livros, por ser uma parte de estudos e coisas que gosto...


Caos ou Kratos (do grego Χάος, transl. khaos) é, segundo Hesíodo, a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos deuses. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar das épocas.
Inicialmente descrito como o ar que preenchia o espaço entre o Éter e a Terra, mais tarde passou a ser visto como a mistura primordial dos elementos. Seu nome deriva do verbo grego χαίνω, que significa "separar, ser amplo", significando o espaço vazio primordial.
O poeta romano Ovídio foi o primeiro a atribuir a noção de desordem e confusão à divindade Caos.Todavia, Caos seria para os gregos o contrário de Eros. Tanto Caos como Eros são forças geradoras do universo. Caos parece ser uma força mais primitiva, enquanto Eros uma força mais aprimorada. Caos significa algo como "corte", "rachadura", "cisão" ou ainda "separação", já Eros é o princípio que produz a vida por meio da união dos elementos (masculino e feminino).
Os filhos de Caos nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares. Nyx (Noite) e Érebus (Escuridão) nasceram a partir de "pedaços" do Caos. E do mesmo modo, os filhos de Nyx nasceram de "pedaços" seus; como afirma Hesíodo: sem a união sexual. Portanto a família de Caos se origina de forma assexuada.
Se Caos gera através da separação e distinção dos elementos, e Eros através da união ou fusão destes, parece mais lógico que a ideia de confusão e de indistinção elemental pertença a Eros. Eros age de tal modo sobre os elementos do Mundo, que poderia fundi-los numa confusão inexorável. Assim, seu irmão Anteros equilibra sua força unificadora através da repulsa do elementos.
Caos é, então, uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio da cisão do elementos. Caos parece ser um deus andrógino, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias.
É frequente, devido à divulgação das ideias de Ovídio, considerar Caos como uma força sem forma ou aparência. Isso não é de todo uma inverdade. Na pré-história grega, tanto Caos como Eros eram representados como forças sem forma; Eros era representado por uma pedra.
Outra problemática é considerar Caos como a pai-mãe de Gaia, Tártaro e Eros, quando é somente genitora de Nix e Érebo. Na verdade ela seria "irmão-irmã" de Gaia, Tártaro e Eros.
Segundo o poeta romano Higino, Caos seria masculino e possuiria uma contraparte feminina chamada Calígena "a Névoa primordial".


Primeiro vamos ao instante da criação de tudo que existe. Tudo começa com o Caos, gerando sozinho Nix e Érebos.
Érebos: Representava o princípio masculino. Desde então a sociedade já mostrava ser patriarcal, pois Érebos era a personificação da escuridão, o criador das trévas. Seus domínios eram até onde alcançavam seus mantos negros e sem vida, ou seja, todo o espaço sideral, onde se encontra o vácuo, pertence à Érebos.
Nix: Representava o princípio feminino. E era a personificação da noite. Sua característica foi arrancada de Érebos, da mesma forma como posteriormente Eva teria sido feita da costela de Adão.
Érebos e Nix criam juntos Eros. Em outras interpretações mais atuais ele também é tido como o cupido, ou filho de Aphrodite com Zeus, Hermes ou Ares.
Eros: a personificação do amor supremo, sendo ele o princípio organizador do mundo. Ele teria aqui a função que o Deus cristão teve à princípio, antes de ser reformulado pela reforma. Ou seja, ele é o criador original da Terra (Gaia) e do mundo dos mortos (Tártaro) que na história cristã se tornou o paraíso.
Gaia: Personificação da Terra, gerada diretamente por Eros, possui uma força criadora tremenda também. Sozinha ela gerou Urano, Pontos e Óreas.
Tártaro: Personificação do inferno, ou simplesmente mundo dos mortos. Por certo tempo o conceito de paraíso não existiu nessa mitologia. Todos os que morriam iam irremediavelmente para o mundo dos mortos. xD
E como dito acima, Gaia gerou sozinha vários filhos:
Urano: A personificação do Céu! Gaia gera ele para se unir à ela. Solidão é osso ein!
Pontos: A personificação do Oceano! Dos mares, fazia companhia à Terra também.
Óreas: Eram as representações das montanhas, gerados diretamente por Gaia, e portanto irmãos de Pontos e Uranos. Vejam alguns deles:
Athos, uma montanha da Trácia (norte da Grécia)
Citéron, grupo montanhoso da Beócia (centro da Grécia)
Etna, o vulcão da Sicília
Hélicon, uma montanha da Beócia que competiu com Citéron
Nisa, uma montanha da Beécia que criou Dionísios
Olimpos, a morada dos deuses olímpicos e a montanha mais alta da Grécia, situada na Frígia
Oreos, deus da montanha Othrys, em Malis (sul da Tessália)
Parnes, uma montanha da Beócia
Tmolos, uma montanha da Lídia (em Anatólia)


É na primeira geração de seres cósmicos que começa a baixaria. Todos ficando com todos. xD Os deuses eram bastante liberais, ou na verdade tinham um status tão alto que podiam fazer o que quisessem com quem quisessem, contanto que não deixassem nervosos deuses maiores que eles. Vejamos quem são os novos filhos:
Tifão: Filho de Gaia com seu irmão Tártaro, na verdade foi o último filho gerado por Gaia, justamente com o intuito de derrotar Zeus. Diz-se que sua cabeça tocava os céus, e os braços extendidos alcançavam o ocidente e o oriente, dos seus ombros saíam serpentes, dos dedos saíam dragões, e da cintura para baixo era feito de víboras. Ele quase derrotou Zeus, mas foi aprisionado debaixo do monte Etna, preso por pesadas bigornas de Hefaísto. Outras versões dizem que ele foi jogado ao Tártaro. Tífon era a representação do Ar em sua forma mais violenta, os furações, ou Tufões. Era também o deus da Seca. Dizem que era tão horroroso que nem seus irmãos gostavam dele.

Filhos de Gaia e Pontos:

Nereu: um velho ancião do Mar, tinha o dom da profecia e também podia mudar de forma. Teve cinquenta filhas, as Neréiades e um filho, Nérites. Reinava no mar mediterrâneo, mais precisamente no Egeu.
Taumas: Um deus do mar que personificava as maravilhas marítimas. Seu nome significa milagres, ou maravilhas. Suas filhas são as Harpias (Turbilhões) e Íris (arco íris). Sua esposa era Elektra, personificação das núvens carregadas eletricamente.
Fórcis: Junto com Nereu e Proteu, formavam os três ansiãos dos mares, mas não tinha dons de profecia. Casou-se com sua irmã Ceto, e tiveram filhos monstruosos, as Górgonas, Ládon, as Gréias e Equidina. Seu nome significa alvacentro, dando à ele o poder de fazer espumas ao chocar as ondas dos mares contra as rochas. (bonito, mas inútil. xD)
Ceto: O nome ceto significa monstro, e era a forma como os gregos antigos chamavam as baleias. Ceto é descrita como uma bela deusa, com filhas belas, mas sua existência também é ambígua. Ela é tida como monstro abissal capaz de criar horroridades como as Górgonas, Ládon e as Gréias. Já Equidina era uma bela ninfa do tronco para cima, mas uma serpente do tronco para baixo. Portanto, Ceto seria capaz de gerar todas as maravilhas coloridas e absurdas, surpreendentes, que podem ser encontradas nos mares.
Euríbia: O nome significa Força Violenta, e ela pode representar as forças incontidas dos mares como Maremotos e Tsunamis. Ela se casou com o Titã Créos, e juntos geraram poderosas forças naturais, como Astreu (possivelmente Éolos, deus dos ventos), Pallas (a belicosidade), e Perses (a destruição).

E as ninfas:

Napéias: Elementais dos vales e selvas
Oréades: Elementais das montanhas e colinas
Dríades: Elementais dos Carvalhos. Mas essas morriam se a árvore morresse.
Hamadríade: Faziam parte das árvores, com elas nascendo.

Filhos que Nix gerou sozinha: 

Éter: Luz celestial ou ar
Hemera: Luz terrena ou dia (note-se aqui que embora Nix, a noite, existisse desde antes, o dia só veio a surgir depois, sendo gerado por ela)
Moro: Destino
Momo: Sarcasmo
Thanatos: Morte
Hipnos: Sono
Nêmesis: Deusa da Vingança, do Castigo, da Ética
Éris: Discórdia
Geras: Velhice
Deusas Hespérides: As Hespérides personificam a tarde. São elas Egle, Herítia, Héspera.
Queres: Devastações: Acompanham os vivos definindo o tipo de morte que terão. São elas Híbride (Desmedida), Limos (A fome) e Poine (A que castiga).
Moiras: Tecem, enrolam e cortam os fios do destino, da vida. Algumas vezes são representadas como filhas de Zeus e Temis. São elas Cloto (Que tece, é o passado, o nascimento), Láquesis (Que enrola, é o presente, a vida) e Átropos (Que corta, é o futuro, a morte).



Puts, agora ferrou de vez, virou uma bagunça total. Os deuses só sabem ficar a fazer sexo e guerrear, ao que parece. xD Tá, essa bagunça acontece pelo seguinte. Todos os “cruzamentos” acima são considerados como sendo da segunda geração divina grega. Mas eles acontecem em momentos diferentes, eras diferentes. Vou mostrar quando eles acontecem.
Gaia e Urano tiveram seis filhos titãs e seis titânides, um equilíbrio perfeito. Diz-se que depois de criado Urano se deitou sobre Gaia (como o céu sobre a Terra) e a fertilizou periodicamente (através da chuva), gerando esses filhos.

Titãs, filhos de Gaia e Urano:

Oceanus: Era originalmente um grandioso rio que rodearia a Terra. Foi representante, por certo período, dos Oceanos atlântico e índico, mas com o tempo passou a representar somente as águas desconhecidas do Oceano Atlântico. Portanto, um titã de água salgada. xD Se uniu com Tétis para gerar todos os seres marinhos, como as Oceânides, ou os golfinhos.
Céos: Representava a inteligência. Se uniu com sua irmã Febe para gerar Astéria (A deusa estelar) e Leto (A deusa do anoitecer).
Créos: Representava as criaturas marítimas e seu poder destrutivo, até hoje desconhecido por estarem ocultos debaixo do mar. Foi ele quem casou com Euríbia (sua meia prima meia irmã, por ser filha de Gaia com Pontos) e com ela gerou Astreu (possivelmente Éolos, deus dos ventos), Pallas (a belicosidade), e Perses (a destruição).
Hipérion:É um titã solar primitivo, que ao se unir à sua irmã Téia gerou Selene (Lua), Helios (Sol) e Eos (Aurora).
Jápeto: Ele se casou com Clímene, sua sobrinha, uma das filhas de Tétis e Oceanus, e com ela gerou titãs de grande importância à história grega, sendo eles Prometeu, Epitemeu, Atlas e Menecéio.
Cronos: Filho mais novo de Gaia e Urano, e escolhido para castrar seu pai e jogá-lo no Tártaro. Quando o fez, se tornou senhor dos céus, e reinou como a divindade suprema da segunda geração de seres divinos. Representava o Tempo. Se casou com Réia, e com ela gerou os primeiros deuses olimpianos, Deméter, Hades, Hera, Hestia, Poseidon e Zeus.

Titânides, filhas de Gaia e Urano:

Téia: “A luz da visão”, se casou com Hipérion, e juntos tiveram Selene (Lua), Helios (Sol) e Eos (Aurora).
Réia: “A fecundidade”, se casou com Cronos, e juntos tiveram Deméter, Hades, Hera, Hestia, Poseidon e Zeus.
Temis: “A justiça”, foi a segunda esposa de Zeus, depois de Métis e antes de Hera. Teve três filhas, Eunômia, Diké e Eiriné.
Mnemósine: “A memória”, são delas as nove musas, filhas que teve junto à Zeus.
Febe: “A brilhante”, deusa da Lua cheia, fundadora do Oráculo de Delfos. Ela é constantemente confundida com sua sobrinha Selene (Filha de Téia e Hipérion) e com as deusas Ártemis e Hécate. Isso é porque ela também é a deusa da Lua, mas representa só as noites de lua cheia. Seu nome significa brilhante, por isso foi emprestado provisoriamente à Apolo (Febo). Junto com Céos ela gera Astéria (A deusa estelar) e Leto (A deusa do anoitecer), ambas representando o Oráculo da luz e o Oráculo da escuridão.
Tétis: “Deusa do mar”, de sua união com Oceano nasceram as três mil Oceânides, e os três mil Rios. Não deve-se confundir ela com a Nereida Tétis, que é a mãe de Aquiles.

Ciclopes, filhos de Gaia e Urano:

Ciclopes vocês conhecem bem, são aqueles seres de um olho só, geralmente grandes e muito fortes, e adoram carne de ovelha, mas se deliciam com carne humana também. u_u
Arges: Trabalhava com Hefaísto (Efesto) fabricando raios para Zeus, nas forjas.
Estéropes: Pobre ciclope, este foi preso por Urano no Tártaro, e então foi liberto por Cronos depois que este castra seu pai, mas então Cronos o prende novamente no Tártaro, só para ele ser solto novamente por Zeus, que pediu sua ajuda na guerra contra os Titãs.
Brontes: Outro ciclope, odiava todos seus irmãos, os titãs, outros ciclopes e os Hecatônquiros, presos no Tártaro. Mas assim como os irmãos, ajudou Zeus a derrotar Cronos.

Hecatônquiros, filhos de Gaia e Urano:

Hecatônquiros são seres monstruosos de cem braços disformes, e cinquenta cabeças que saíam até de seus ombros, e todos auxiliaram Zeus a derrotar Cronos.
Coto: Nada de especial, apenas um dos três hecatônquiros.
Briareu: Seu nome significa “forte”, “vigoroso”, mas algumas traduções o descrevem como bode do mar. xD
Giges: “O membrudo”… AHahah

Após Cronos castrar o próprio pai, Urano:


Filhos do esperma de Urano com Gaia:

Quando o esperto Cronos castra o pai, acidentalmente o semen dele espalha-se pela Terra, ou seja, por Gaia. Disso, futuramente, nascem os gigantes. u_u São eles: Alcione, Efíates, Porfírio e Encélado.
Também nascem as ninfas Melíades, que são nascidas do freixo, uma árvore que simboliza durabilidade e firmeza. Essas ninfas eram beliciosas, ou seja, tinham uma vontade nata de guerrear. Eram elas: Idra, Adrastéia, Amaltéia, Adamantéia e Cinosura.

Filhos do esperma de Urano com Nix:

E também após Cronos castrar Urano, parte do esperma do mesmo voa no céu, fecundando Nix. Dessa fecundação nasceram as Erínias, também conhecidas como fúrias. Elas eram vingadoras, que puniam de forma semelhante à Nêmesis, mas enquanto Nêmesis punia os deuses, as Erínias puniam os humanos. Eram elas Tsífone (castigo), Megera (rancor) e Aleto (Interminável).

Filha do esperma de Urano com Tálassa:

Antes eu preciso explicar quem é Tálassa. Ela é a deusa do mar primordial, não faz parte da primeira ou da segunda geração, oficialmente, mas ela se enquadraria na segunda geração. Tálassa é filha de Éter e Hemera, ambos seriam irmãos de Eros, lá em cima quando eu mostro a “criação”. Isso segundo algumas interpretações que tomam eles como filhos de Nix COM Érebo. Porém, na árvore genealógica que eu mostrei da primeira geração temos Éter e Hemera gerados somente por Nix. Depende da versão que é contada. Éter é o “Céu superior”, representando o ar brilhante e puro que os deuses respiram, diferente do ar sujo e negro que nós humanos respiramos. E Hemera é, como eu citei lá em cima, o dia. Tálassa, filha dos dois, era a deusa primordial do mar, e foi fecundada quando o esperma de Urano espirrou no mar. Afinal de contas, não tinha como esse esperma fecundar Pontos ou Oceano! HAhahaaha
Dessa “esporrada” (perdão… rsss) nasce Aphrodite, a aclamada deusa do amor.

As tripulias da deusa do Sexo:

Os cruzamentos a seguir contam de uma história futura já, depois das guerras dos titãs contra Zeus, quando os deuses do olimpo já dominavam a Terra e os Titãs estavam presos no Tártaro. Aphrodite sai catando todo mundo, sendo a primeira verdadeiramente promíscua da história!
Aphrodite e Hefaísto: Os dois juntos tiveram Hermafrodito! Ô trocadalho do carílho, entenderam a origem dessa palavra?  O filho(a) dos dois nasceu sem sexo algum, embora tivesse a aparência de um menino. Porém, depois ele se funde à ninfa Salmacis, e adquire uma aparência andrógena, sendo então um Hermafrodito perfeito!
Aphrodite e Ares: Estranho pensar essa filosofia grega, sobre o quanto abrangente ela é. Da união do “Amor” com a “Guerra”, nasce a deusa “Harmonia”, deusa da concórdia. Ela se casou com Cadmo, rei de Tebas.
Aphrodite e Apolo: Ela tinha que dar uns catos no tido como Deus mais belo e brilhante. Claro. u_u Dessa união surge Himeneu, deus das núpcias, do casamento. Diz-se que o cara era tão belo, que chegava nos limites da aparência masculina, e chegava a parecer uma mulher. Mas ainda assim sendo homem! Oõ Tá, do deus mais belo e da deusa mais bela só podia nascer quase um Hermafrodito. xD Por pouco nós hoje não conheceriamos a palavra Hermafrodito, mas sim a palavra Apofrodito! O_O
Aphrodite e Anquises: Anquises era um MORTAL! E Aphrodite ainda deu uns catos nele, gerando Enéias! Oo A grande importância de Enéias era que ele faz a ligação entre a mitologia Grega e a Romana. Ele era um ancestral de Rômulo e Remo.

Netos de Gaia e Pontos:

Eu citei anteriormente que Fórcis e Ceto, dois filhos de Gaia e Pontos, se casaram e tiveram filhos monstruosos. São eles:
As Gréias: Três velhas (uma delas um velho, na verdade) que compartilham um só olho e um só dente. (Favor não confundir com as Mouras). Eram eles Enio (também era uma divindade da Guerra, representava o horror, e era retratada muitas vezes ao lado de Fobos e Deimos, ajudando Ares, o deus da Guerra), Penedo e Dino.
As Górgonas: Seres alados, com cabelos de serpentes, escamas pelo corpo, braços de aço, e com capacidade de transformar a quem olhasse em seus olhos em pedra. Eram elas Ésteno, Euríale e Medusa, mas apesar da descrição acima a única realmente mortal era a Medusa, que tem sua cabeça cortada por Perseu, com a ajuda de Athena.
Equidna: A mãe de todos os monstros. Ela era a única que conseguia copular com o monstro Tifão, e com ele ela gerou: Cérberus (O cão de três cabeças, guarda do inferno), Ortros (O cão de duas cabeças, guarda de Gerião), Hidra de Lerna (aquela cujas cabeças se multiplicavam quando cortadas), Quimera (Morta por Belerofonte) e Ládon (O Dragão de cem cabeças). Equidna também copulou com seu filho Ortros, e gerou: O Leão de Neméia, e Fix (ou Sfix, a esfinge).
E ainda tem os filhos de Taumas e Electra, que eu também citei antes:
Harpias: Seres alados, tendo cabeça de mulher e corpo de águia, semelhantes à gárgulas. São elas: Aelo, Ocípite e Celeno.
Íris: Deusa do Arco Íris, mensageira entre os deuses.

Filhos de relacionamentos ainda mais futuros:

Crisaor e Calírroe: Crisaor nasceu junto com Pégaso, da cabeça cortada da Medusa. Ele desposou Calírroe, uma das Oceânides, filhas de Oceano, e deles nasceu Gerião, um gigante de três troncos a partir da cintura.
A falta de televisão de Nereu:
Nereu e Dóris: Como eu citei também, Nereu teve cinquenta Neréiades, e um filho chamado Nérites. As Neréiades principais eram: Anfitrite, Tétis, Galatéia, Dinâme, Psâmate e Eunice.
BOM, termina aqui a primeira parte desse giga post! xDBreve estarei postando mais sobre os Deuses Olímpicos  Deuses Ctónicos  Titãs  etc...






 Fonte:  

sopradoresdecartucho

wikipedia-mitologia


0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates