Tecnologia do Blogger.

domingo, 15 de maio de 2011

As Proezas de João Grilo - Literatura de Cordel


Quando eu estudava no ensino média eu li um cordel que até hoje marca um pouco da minha infância, ele falava de João Grilo Personagem de Ariano Suassuna em sua obra literaria "Auto da Compadecida" que originalmete era uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita e em 1955.  O tempo passou e em 5 de janeiro de 1999 a 8 de janeiro de 1999 em 4 episódios mocvimentou mais ainda essa obra e logo veio o filme no ano seguinte.

Bom vou comentar as proezas desse nordestino ainda criança... Vou postar uma pequena parte dessa obra que gosto que possui aqui 17 páginas...  Logo abaixo segue um link de download para todo o cordel.

Boa Leitura


AS PROEZAS DE JOÃO GRILO
...
Um dia a mãe de João Grilo
foi buscar água à tardinha
deixando João Grilo em casa
e quando deu fé, lá vinha
um padre pedindo água
nessa ocasião não tinha

João disse; só tem garapa;
disse o padre; donde é?
João Grilo lhe respondeu;
é do engenho catolé;
disse o padre: pois eu quero;
João levou uma coité.

O padre bebeu e disse:
oh! que garapa boa!
João Grilo disse: quer mais?
o padre disse: e a patroa
não brigará com você?
João disse: tem uma canoa.

João trouxe uma coité
naquele mesmo momento
disse ao padre: beba mais
não precisa acanhamento
na garapa tinha um rato
tava podre e fedorento.

O padre disse: menino
tenha mais educação
e por que não me disseste?
oh! natureza do cão!
pegou a dita coité
arrebentou-a no chão.

João Grilo disse: danou-se!
misericórdia, São Bento!
com isto mamãe se dana
me pague mil e quinhentos
essa coité, seu vigário,
é de mamãe mijar dentro!

O padre deu uma popa
disse para o sacristão:
esse menino é o diabo
em figura de cristão!
meteu o dedo na goela
quase vomita um pulmão. 

... 


0 comentários:

Postar um comentário